Belém participa de encontro para cidades selecionadas no "Programa Turismo Futuro Brasil"
Atualidades
Publicado em 11/05/2023

Foto: Ascom/ Belemtur

Mais um passo para transformar Belém em um destino de Turismo Inteligente (DTI). Após um processo de seleção, a capital do estado do Pará foi escolhida em março, entre mais de 300 inscrições, como uma das 12 cidades que farão parte do “Programa Turismo Futuro Brasil”. Uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementar a estratégia DTI nas cidades selecionadas, que receberão orientação individual para elaborar ferramentas de planejamento e implementar ações-chave para o cumprimento do sistema.

O primeiro encontro do programa acontece agora, entre os dias 10 e 12 de maio, na cidade de Curitiba–PR. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, participa da missão técnica. Durante o evento, representantes das 12 cidades selecionadas assinarão um termo de compromisso para que conheçam as iniciativas do Destino Turístico Inteligente (DTI) das cidades.

Transformação do turismo

“A inclusão de Belém no programa vai dar continuidade ao trabalho de transformação do turismo que a Belemtur vem realizando na cidade nos últimos anos. Essa conexão com outros destinos é importante para esse novo ambiente inovador que estamos presenciando. O programa nos dará um importante impulso para a implementação de políticas públicas que levem em consideração o futuro de Belém como destino turístico inteligente”, afirma André Cunha, secretário municipal de Turismo de Belém.

As cidades selecionadas para o programa Turismo Futuro Brasil serão apoiadas por uma consultoria externa que traçará e/ou atualizará suas estratégias de desenvolvimento turístico em colaboração com representantes dos setores público e privado das cidades.

Destino de Turismo Inteligente (DTI)

O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) ou Smart Destination, em inglês, tem sua origem nas Smart Cities, entretanto alguns fatores os diferem, como: público-alvo, comunicação com o turista e limites geográficos. Pontos como qualidade de vida, recursos naturais, mobilidade, capital humano e social são levados em consideração pelas cidades.

Ainda quando se trata de destino turístico inteligente, integram-se a estrutura governamental, tecnologia e inovação, sustentabilidade e inovação. Garantindo o desenvolvimento do território turístico com qualidade, melhorando a experiência do visitante no destino.

Confira a lista com as cidades selecionadas:

Norte
Belém-PA
Novo Airão-AM

Nordeste
Penedo-AL
São Luís-MA
Recife-PE

Sudeste
Belo Horizonte
Ilha Bela-SP
Paraty-RJ

Centro-Oeste
Pirenópolis-GO
Bonito-MS

Sul
Curitiba-PR
Bombinhas-SC

Texto: Kamila Santos, via Agência Belém
Comentários