Chega ao mundo o "Samba Afro-amazônico" , de Dona Socorro Jardim
10/05/2023 12:32 em Atualidades

Conhecida por sua participação em rodas de samba no bairro da Pedreira, em Belém, lugar também conhecido como o ”Bairro do samba e do amor”, Dona Socorro Jardim é uma cantora de 77 anos que está prestes a mostrar ao mundo o seu primeiro trabalho musical- trata-se do álbum “Samba Afro-Amazônico”, que chega às plataformas digitais de música nesta quinta-feira (11).

Reunindo composições de artistas consagrados da cena cultural amazônica como Ronaldo Silva, Renato Rosas, Adamor do Bandolim, Nego Dito, Magela, Almino Henrique, Dudu Neves, Allan Carvalho, Edinaldo Delgado (Bilão), Almirzinho Gabriel, Noca da Portela e Marco André, o disco de estreia de Dona Socorro tem direção musical de seu filho, o percussionista Márcio Jardim, fundador do grupo percussivo divisor de águas na música paraense- o Trio Manari, além de contrabaixo e guitarras de  Willian e Wesley Jardim, netos da artista. Outras contribuições importantes ao novo trabalho são de Carlos Canhão Jr, na produção musical e Ziza Padilha na captação, mixagem e masterização.

Sobre o trabalho Dona Socorro se diz entusiasmada com o resultado do trabalho: “Eu ensaiei com toda essa turma e fiquei muito feliz, porque eu não esperava o que aconteceu. Eu gostei de todas as músicas, mas tem umas que me tocam muito, como ‘O Levante e o amor- hino antifascista (Almino Henrique); ‘Jardim Pandeiro’ (Ronaldo Silva e Renato Rosas) e ‘Sabe Deus como dói’ (Adamor do Bandolin, Nego Dito e Magela)”.

O projeto teve financiamento de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e produção da Holofote Virtual.

 

Trajetória

Nascida em uma família de músicos no Maranhão, Dona Socorro veio morar em Belém ainda criança, onde se envolveu com rodas de samba. Começou a ser frequentemente convidada para cantar, tornando-se muito conhecida no bairro da Pedreira, onde mora a mais de 50 anos. Nos anos 80, chegou a cantar no Clube do Samba e no Bilão. Abriu um bar, em sua própria casa, chamado “Morro do Pagode”, onde cantou durante um tempo.

 

Serviço

Lançamento do álbum “Samba Afro-amazônico”, de Dona Socorro Jardim

Data: 11/05/2023, quinta-feira

Onde: Todas as plataformas de música

 

Ju Abe

COMENTÁRIOS