Prefeitura disponibiliza à população mapa com localização de 283 praças de Belém
02/05/2023 10:14 em Atualidades

A partir de agora, todas as praças de Belém estão na palma da mão: o mapa com a localização foi disponibilizado a toda a população, pela internet, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Acesse no endereço eletrônico semma.belem.pa.gov.br

O mapa das praças é a primeira etapa do projeto “Áreas Verdes”. Além de já disponibilizar à população quase 300 localizações importantes de Belém, o mapa torna mais públicas as funções de competência da Semma, e suas respectivas ações.

Neste primeiro momento, o mapa torna público, aos munícipes, todas as praças de Belém e distritos: 268 já registradas. Em uma segunda etapa, a população poderá acompanhar informações como data de poda, roçagem e plantio, funções de competência da Semma, dando transparência às atividades executadas.

“As praças são espaços urbanos que, além de valorizar o meio ambiente natural, propiciam lazer, integração e socialização aos moradores e frequentadores”, lembra a secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira. “Pedimos que todos ajudem a manter esses espaços, não danificando ou subtraindo vegetação e equipamentos”.

Tecnologia e política pública

Roberto Souza, analista de sistemas da Cinbesa, explica que, para a Semma, o objetivo do projeto Áreas Verdes do Município de Belém é disponibilizar uma ferramenta tecnológica de desenvolvimento de ações para o meio-ambiente e divulgação de várias informações sobre estas áreas: como evolução, manutenção e intervenções realizadas pela Secretaria.

“A primeira versão da aplicação desenvolvida pela Cinbesa disponibiliza o cadastro das áreas levantadas pela Semma: um banco de dados e suas localizações identificadas em um mapa digital”, destaca Roberto. “É com grande satisfação que a Cinbesa colabora com a Semma neste valoroso projeto para nossa cidade”.

O aplicativo está hospedado no Datacenter da Prefeitura e foi incorporado ao site da Semma, podendo ser acessado pela população por meio de computador, tablet ou celular.

“A previsão é que outras funcionalidades sejam incluídas, possibilitando à população a busca das Áreas Verdes pelos bairros”, destaca Nelson Delgado, gerente de projetos da Cinbesa.

O sistema do projeto Áreas Verdes conta com 268 praças registradas e, futuramente, serão incluídos outros espaços que aliam meio-ambiente e lazer, como o Bosque Rodrigues Alves e o Museu Emílio Goeldi.

Via Agência Belém – Foto: Ascom Belemtur

COMENTÁRIOS