Duo Pé de Pássaro: o vôo da criatividade em busca do Brasil profundo
02/05/2023 08:35 em Música

Foto: Germania Heibe

A sincronia perfeita de duas vozes, uma feminina e outra masculina acompanhadas por arranjos acústicos de instrumentos como flautas e adornos percussivos, cantando os versos “Se me banho em tuas águas eu me perco, na essência que me originou”; nos transporta ao que a cantora, compositora e atriz Isadora Titto define como “Brasil profundo”, esse de muitas paisagens sinestésicas, cheiros de vegetais e cantos de pássaros, barulhos de águas e folhas ao vento, sem dispensar os também presentes elementos urbanos, tudo embalado aos sons de nossas muitas diversidades rítmicas. São essas as sensações causadas ao adentrarmos o universo do duo “Pé de Pássaro”, formado pelo multiartista paraense Renato Torres e pela também multiartista paulistana Isadora Titto.

O álbum “Sabiazeiro”, lançado em 2022, marca uma já longa trajetória de dez anos desde que eles se conheceram e começaram a conceber o projeto Pé de Pássaro. Agora, o disco ganhou nada menos do que duas webséries, uma no Youtube chamada “Sabiazeiro Faixa-a-faixa”, onde Isadora e Renato contam histórias sobre os processos de composição e produção musical de cada uma das canções que compõem o álbum e outra exclusiva do site oficial da dupla, os “Vôos Virtuais”, contendo vídeos  gravados à distância durante a pandemia, em parceria com os cineastas João Urubu (PA) e Ian Iordanu (SP). “Sabiazeiro faixa-a-faixa” já conta com quatro episódios, o último lançado na última quinta-feira (27); já os “Vôos Virtuais” são exclusivos do site temporariamente fora do ar, mas que, segundo Isadora, muito em breve voltará a funcionar.   

Renato e Isadora se conheceram em 2012 pelas redes sociais e logo perceberam que tinham muito em comum; tanto que foi suficiente para fazer Renato colocar o pé na estrada rumo à Atibaia- São Paulo, cidade onde mora Isadora, para se conhecerem pessoalmente. Desde lá, o duo vem realizando um trabalho que perpassa os encontros virtuais e presenciais, e, apesar da distância, já apresentam um considerável portfólio, englobando dois álbuns (incluindo “Voar a pé”- 2017 e “Sabizeiro”- 2022), dois singles, apresentações em quatro estados brasileiros e até convites para apresentações no exterior que não puderam aceitar, incluindo o vizinho Chile e Índia. Além disso, o duo possui um interessante material audiovisual, incluindo vídeos de shows, clipes e as duas webséries de “Sabiazeiro”.

Nascida na cidade de São Paulo, Isadora é artista nata, filha de pai maestro e mãe musicista e envolvida com artes cênicas. A cantora possui prêmios em seu trabalho de compositora, já se apresentou em Portugal, França e Holanda, e contribui em espetáculos teatrais compondo trilhas sonoras e atuando. Já Renato possui mais de 30 anos de carreira com participação quase onisciente na produção musical paraense, sendo autor de alguns álbuns, singles, clipes, livros de narrativas poéticas, produtor musical de diversos álbuns de artistas paraenses e parceiro de outras tantas canções lançadas em muitos álbuns importantes.

                Renato e Isadora conseguiram patrocínio para realizar shows e as produções audiovisuais através dos editais paulistas ProaAC 2020 e proAC LAB 2021, e assim têm conseguido permanecer mostrando ao mundo a intensa criatividade do projeto Pé de Pássaro, que parece fluir tão espontaneamente a ponto de fazer Isadora definir a parceria de ambos como “de outras eras”, sintonia que se confirma na necessária combinação de elementos como violas caipiras, lundus, ijexás, cirandas, folias, carimbós e chorinhos, presentes na musicalidade do duo. Sobre mergulhar nas águas da cultura paraense, Isadora diz que se encontra apaixonada, e esta paixão tem mantida acesa a chama da produtiva parceria.

                “Com o passar do tempo eu fui me apaixonando e garrando amor pela cultura paraense que já me arrebatou totalmente de início. Adoraria ir cada vez mais pra Belém e alimento um desejo de um dia morar um tempo por essas bandas. Renato já me apresentou grandes parceiras e parceiros dele pelos quais guardo grande admiração assim como a ele próprio que é um artista furacão. Ele é uma força da natureza e pra mim um fruto legítimo de tudo que representa essa mistura de mata e metrópole que é tanto raiz da cultura brasileira de forma ampla quanto especificamente pensando também no Guamá (bairro natal de Renato Torres)”, disse a cantora (parênteses da editora).

 

Assista o duo Pé de Passaro

 

 https://youtu.be/sy9njHFU3Jg

https://youtu.be/kWTdrVLpcUM

https://youtu.be/B22tlTLXAms

 

Por Ju Abe

COMENTÁRIOS