Chico Buarque recebe prêmio Camões de Lula e chama Bolsonaro de "governo funesto"
24/04/2023 15:36 em Música

Foto: Ricardo Stuckert

Com quatro anos de atraso e com o Brasil novamente livre da ameaça autoritária fascista - como tanto cantou em seus versos em relação à Ditadura Militar implantada em 1964 após um outro golpe, Chico Buarque recebeu das mãos do presidente Lula o Prêmio Camões de Literatura em evento permeado de muita emoção na sala do trono do Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa, Portugal.

"A vasta contribuição da obra de Chico Buarque vai além de seus inegáveis aportes à riqueza literária da língua portuguesa e mostra que arte e cultura estão entrelaçados com a política e com nossos ideais de liberdade e democracia", disse Lula em discurso muito emocionado.

Olhando para Chico, Lula ainda lembrou que quando criança contou para a mãe, Dona Lindu, que queria ser compositor, cantor, escrever peças de teatros e "fazer tudo que você faz, inclusive escrever romance".

"Falei para minha mãe que queria ser tudo isso e ela me disse: 'não, meu filho, você não pode ser. Porque já nasceu um menino dois anos mais velho que você, chamado Chico Buarque, que vai ser o mais importante'. E eu, então, há 75 anos falei pra minha mãe: e eu, o que vou ser? Ela disse: 'se prepare que você vai ser presidente'. E aqui estou eu, Presidente da República, e o Chico representando a cultura viva de nosso país", disse Lula, de improviso, parabenizando Chico.

Chico dedica o prêmio a seu pai, Sergio Buarque de Holanda

Em seu discurso, Chico dedicou o prêmio ao seu pai, o historiador e sociólogo Sergio Buarque de Holanda, de quem, segundo o artista, ele herdou os livros que fizeram a sua formação, além do posicionamento político, lamentando o surgimento da nova Extrema Direita fascista no Brasil:  "Meu pai também contribuiu para a minha formação política, ele que durante a ditadura do Estado Novo militou na Esquerda Democrática, futuro Partido Socialista Brasileiro. No fim dos anos sessenta, retirou-se da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em solidariedade a colegas cassados pela ditadura militar. Mais para o fim da vida, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, sem chegar a ver a restauração democrática no nosso país, nem muito menos pressupor que um dia cairíamos num fosso sob muitos aspectos mais profundos", disse.

Veja a íntegra da cerimônia aqui

 

Com informações de Revista Fórum e redes sociais

COMENTÁRIOS