Dia do Choro ganha concerto especial executado pelo projeto Choro do Pará
22/04/2023 11:55 em Música

Fotos: Paulo Moura/ divulgação/ FCP

A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza o concerto de encerramento do primeiro módulo de 2023 do Projeto Choro do Pará no próximo domingo (23), a partir de 10 h, na Praça da República, em Belém. O Projeto é uma das primeiras escolas gratuitas de Choro no Brasil, de ensino não formal, que oferece a músicos profissionais, amadores, alunos de graduação em Música e de escolas técnicas de Música. As aulas ocorrem regularmente na Casa das Artes, vinculada à FCP, por meio de oficinas de percussão, violões de seis e sete cordas, cavaquinho e instrumentos solo.

Ao final de cada módulo é realizado um concerto público com a participação dos alunos. Nesta edição será apresentado um repertório com obras de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, em homenagem ao Dia Nacional do Choro - 23 de Abril. O repertório será executado pelos alunos do projeto, com as participações da cantora Cacau Novais e do Grupo Choro com Café, da Ilha de Mosqueiro, sob a coordenação do professor Paulo Jorge da Silva, antigo integrante do "Choro do Pará".

Lana Machado, diretora da Casa das Artes, contou que o Projeto é uma atividade regular da Casa, voltada à formação de professores e músicos, além do público interessado em se aperfeiçoar no gênero. “São quatro módulos ao longo do ano, e ao final desses módulos 60 alunos são formados, e sempre apresentamos o concerto. É a primeira vez que vamos levar o concerto para uma praça, uma apresentação em espaço aberto, fora da instituição. Isso é muito importante”, ressaltou.

O Projeto Choro do Pará foi idealizado pelo pesquisador e arquiteto Jaime Bibas, e em 2023 completa 18 anos. O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, deu continuidade à iniciativa, ciente de sua importância no incentivo e à difusão do Choro.

Participantes do Projeto Choro do Pará, iniciativa da FCP para valorizar o gênero musical

Destaque nacional - Paulo Moura, coordenador de Linguagem Musical da FCP, disse que celebrar o Dia do Choro e o aniversário de Pixinguinha com um concerto em praça pública é colocar o Pará em um lugar de destaque no cenário nacional. “Em várias capitais acontecem rodas de choro e concertos alusivos à data. Mas aqui teremos um super concerto, com cerca de 60 músicos interpretando várias obras do homenageado”, informou o coordenador.

Sobre os convidados, Paulo Moura disse que o Grupo Choro com Café foi criado em Mosqueiro, formado por jovens músicos, sob a coordenação de Paulo Jorge da Silva, que gratuitamente conduz aulas e ensaios na ilha. A outra convidada, Cacau Novais, cantará três obras de Pixinguinha: Yaô, Rosa e Fala baixinho.

O repertório do concerto é formado por clássicos do gênero, como Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro); Cochichando, Acerta o passo, Paciente, Rosa e Seu Lourenço no vinho (todas de Pixinguinha); Vou vivendo, Cheguei, Devagar e sempre e Os oito batutas (de Pixinguinha e Benedito Lacerda); Fala baixinho (Pixinguinha e Hermínio Belo de Carvalho), e Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana). As músicas interpretadas pelo "Choro com Café" serão Flor Amorosa (Joaquim Antônio Callado) e Murmurando (Maestro Fon Fon e Otaviano Romero Monteiro).

Serviço: Concerto de encerramento do primeiro módulo de 2023 do Projeto Choro do Pará, no anfiteatro da Praça da República. Dia: 23 (domingo), as 10 h. Entrada franca. Mais informações pelo fone 99633-3686, com Paulo Moura.

Texto: Helena Saria - Ascom/FCP, via Agência Pará

COMENTÁRIOS