Recital no museu Casa Francisco Bolonha remonta a Belém da Belle Époque
Música
Publicado em 20/04/2023

Foto: Michel Jorge

Proporcionar à população de Belém novas experiências artísticas e culturais também fazem parte dos objetivos do Museu Casa Francisco Bolonha, que mais uma vez abriu suas portas para o belo recital de apresentação do Grupo Ver-o-Cello, composto por violoncelistas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A programação ocorreu nesta quarta-feira, 19, na sala de eventos do Palacete Bolonha, com entrada franca, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

Para o estudante Diego Ferreira, que acompanhou a programação, foi uma experiência marcante. ‘‘Eu gosto muito de história, então foi como se eu tivesse voltado no tempo. Acompanhar de pertinho algo que na época já acontecia, nesse mesmo espaço, saraus musicais e outras apresentações. Foi muito entusiasmante, muito especial e bonito. A Prefeitura de Belém está de parabéns’’, disse Diego.

Exposição

Raquel Ferreira, Educadora Patrimonial do Museu, explica que a ideia da programação surgiu do desejo de convidar o público a conhecer e visitar com maior frequência o espaço, apresentando todos os detalhes, como os salões, os quadros, os objetos e o contexto histórico em que foi construído. Raquel também reforçou que o espaço é aberto para todos os artistas que queiram apresentar seus talentos.

‘‘Além das visitas diárias, toda semana é possível ter uma programação especial aqui no Museu. Estamos de portas abertas para receber todos os artistas independentes ou em parceria com a Fundação Carlos Gomes, ou como a que tivemos hoje com a UFPA’’, informa Raquel.

Ressignificar

Raquel conta que os espetáculos ocorriam todos na sala de eventos da casa desde o início do século XX. "É uma forma de a gente ressignificar este lugar, que antes era exclusivo para uma elite que frequentava esse ambiente. Hoje, o Museu Casa Francisco Bolonha é um espaço que é de todos nós, que todos nós agora podemos nos deleitar com as artes apresentadas nesse ambiente’’.

Popularização de concertos

A ação visa à popularização e difusão da música de concerto para a comunidade, buscando incorporar ao cotidiano de Belém o estilo praticado pelos músicos e professores formados, tanto pela UFPA, quanto pelo Instituto Carlos Gomes.

Para o professor Cristian Brandão, coordenador do projeto de extensão da UFPA, o programa é de total importância, pois acaba trazendo ao público atual o que mais ou menos que se vivia naquela época.

‘‘Para nós interpretes é gratificante ver a satisfação do público vivenciando essa efervescência da cultura que pairava na Belle-Époque", afirma o professor.

História

Ele contou que tocaram uma das obras criadas muito próxima de quando foi construído o prédio do museu, "O brejeiro", de Ernesto Nazaré. "É uma satisfação ver a música associada a um palacete como esse, lindo, uma história riquíssima, que faz a gente acreditar que a música, a arte, ainda tem uma esperança na vida das pessoas’’, disse Brandão.

O recital integra a programação cultural do Museu Casa Francisco Bolonha, administrado pela Fundação Cultual de Belém (Fumbel), que tem por objetivo popularizar a chamada música clássica, fomentando a qualidade de vida, por meio do lazer e da música para a população.

 
Texto: Michel Jorge, via Agência Belém
Comentários