O céu é o limite: em disparada, Mestre Damasceno lança o segundo álbum de 2023
12/04/2023 11:04 em Música

O mestre de cultura popular foi homenageado especial da escola de samba carioca Paraíso do Tuiutí, do grupo especial, no carnaval 2023 (Kleyton Silva/ Redes Sociais)

Fazendo jus a já tradicional criatividade dos mestres de cultura popular, que comumente passam a vida compondo canções às centenas, Mestre Damasceno e o conjunto de carimbó Nativos Marajoara lançam novo álbum de canções inéditas, o “Chegou Meu Boi”, apenas três meses após outro disco lançado, o "Búfalo Bumbá".

O novo trabalho chega ao mundo na próxima sexta-feira (14) em todas as plataformas digitais de música, com direito a show de lançamento no sábado (15), a partir das 20h no Espaço Cultural Apoena.

Seguindo a tradição marajoara, com carimbó, toadas de búfalo-bumbá e banguê, o projeto foi financiado por emenda parlamentar da então deputada estadual Marinor Brito (PSOL) e produzido por Guto Nunes, que, segundo disse o produtor ao portal O Liberal, completa a marca de três álbuns lançados junto aos músicos marajoaras: “Esse é o terceiro trabalho que produzimos do Mestre Damasceno. Nós estamos mantendo a materialização das obras desse artista, fazendo shows de lançamento, divulgando nas mídias sociais, fazendo o cadastro das letras, então é todo um trabalho atrás do lançamento”, disse ele, acrescentando que é um trabalho coletivo, feito por muitas mãos e parcerias.

Segundo Mestre Damasceno, “a ideia surgiu mais uma vez com intuito de escrever sobre nossa cultura popular maravilhosa”. O artista acredita que as canções têm potencial a se tornarem grandes sucessos. “Desejamos cada vez mais que nosso público se apaixone pelo nosso trabalho, porque é tudo feito para eles. Nossa mensagem deve passar para nossas crianças e jovens, para que desenvolvam um trabalho igual ao nosso, para que aprendam com a natureza”, destacou.

Trajetória musical

Damasceno Gregório dos Santos, ou como é mais conhecido, Mestre Damasceno, celebra 50 anos de atuação na cultura popular em 2023. Oriundo do quilombo de Salvá, localizado no município de Salvaterra, ilha do Marajó, tornou-se pessoa com deficiência visual aos 19 anos, devido a um acidente de trabalho. É cantor e compositor de toadas de boi-bumbá, de carimbó, xote, samba e brega.

O artista já participou de algumas gravações coletivas, como no CD Salvaterra Canta Carimbó (1999), gravando quatro músicas, entre elas, a canção Pescaria, com o Mestre Ronaldo Silva; em 2013 gravou o CD Poesia e Reflexões, com 11 canções (projeto de uma escola municipal de Salvaterra). Em janeiro de 2023, Mestre Damasceno lançou o Álbum Búfalo-Bumbá, com participação especial de Felipe Cordeiro e Luiz Pardal.

Em fevereiro deste ano, o artista foi homenageado pela Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, no Carnaval do grupo especial do Rio de Janeiro, juntamente com o seu Búfalo-Bumbá. A escola ficou na oitava posição da competição, mas a equipe de Damasceno destacou, em suas redes sociais, o sentimento de gratidão aos sambistas cariocas da agremiação.

História de Luta

Damasceno é pai de nove filhos e foi criado pela avó, Raimunda Ramos, que lhe ensinou poesia. Neto de uma indígena e de um homem negro, que foi escravizado e vendido no mercado do Ver-o-peso, em Belém, brincou de boi-bumbá quando criança, e aos 19, se tornou colocador, como são chamadas as pessoas que organizam a brincadeira nos municípios amazônidas e paraenses.

Com informações de O Liberal e redes sociais

 

COMENTÁRIOS