Em novo clipe, Ju Abe costura linguagens híbridas para falar sobre preservação ambiental
Música
Publicado em 31/03/2023

Reprodução

 

A cantora e compositora paraense Ju Abe, lançou nesta sexta-feira (31), o primeiro clipe de sua carreira autoral, que concidentemente, também completa dez anos de lançamentos, neste ano.

Com uma temática ambiental, música e filme retratam o universo das profecias oníricas e apocalípticas, de uma maneira que pode ser interpretada como direta ou abstrata, dependendo dos olhos e ouvidos do observador.

Tal como a arte contemporânea, não há como explicar Baião Espacial dentro dos limites da linguagem genérica. Tanto música quanto filme entrelaçam diversas camadas interpretativas, linguagens artísticas e impressões híbridas, numa cadeia que, ao fim, acaba envolvendo telespectadores numa mensagem comum: a de que precisamos preservar e cuidar do planeta Terra.

Composta pelo compositor, músico e filósofo paraense Henry Burnett, a canção retrata um sonho no qual o eu-lírico tem a visão da Terra completamente destruída, e desabitada. Inédita, a canção foi lançada pela primeira vez no álbum Via pro Despertar, o segundo da carreira de Ju Abe, que traz questionamentos igualmente graves e necessários.

Ju Abe iniciou sua carreira cantando com seu pai, o músico paraense Rafael Lima, em teatros, palcos a céu aberto e eventos de movimentos sociais em Belém. Sua música dialoga com o gênero da MPB, inspirando-se em estilos e estéticas vindas do Trip-hop, Downtempo, Acidjazz, Jazz Fusion e Ethnic World Music. O álbum Via pro Despertar foi feito pelas mãos de artistas como Pipo Pegoraro, Jacinto Kawage, Kléber Benigno, Florência Saraiva, Thiago Albuquerque e Funai Costa e contou com participações como Gisele Griz, Allan Carvalho, Príamo Brandão, Zafe Costa e Amanda Alencar.

 

O filme

Lançado no Mês Internacional das Mulheres, o clipe foi idealizado por uma equipe cem por cento feminina. Contou com direção, montagem, edição e direção de fotografia de Caroline Torres, Direção de Arte e figurino de Nanan Falcão e Roteiro de Anna Fernanda Eloísa. Ju Abe assina a ideia original, que, segundo a cantora, lhe veio em sonho.

“Neste filme, temos uma forma diferente de falar sobre a destruição da Terra em curso. Trouxemos a ideia de um sonho que eu tive, onde foi visível a mensagem apocalíptica. Conversei com a equipe, e desenvolvemos a ideia em roteiro. O filme não é exatamente o que me veio em sonho, mas traz os elementos principais”, conta a artista.

Assista ao clipe aqui

Redação Rádio Iara

Comentários