I Festa Literária de Belém homenageia grandes nomes da literatura e do jornalismo paraense
12/09/2022 16:21 em Novidades

Os escritores Antônio Juraci Siqueira, Heliana Barriga, João de Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus são os homenageados da I Festa Literária de Belém (Flibe). A festa de exaltação das palavras e da leitura na capital paraense é idealizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), neste mês de setembro e integra a programação da I Bienal de Artes de Belém. 

“O convite para  participar da Bienal de Artes foi um presente que me deu alegria. A alegria que só conhece quem, residindo num lugar distante, ganha a oportunidade de se integrar numa iniciativa feliz de valorização das Artes e da Cultura de sua cidade natal, pela qual sempre nutriu admiração e amor”, diz o jornalista e escritor paraense Oswaldo Coimbra, que atualmente reside em São Paulo, e é um dos convidados da Festa Lietária.

Outro convidado para o evento literário é o jornalista e escritor paraense Nicodemos Sena. “Estou muito alegre em ser convidado para falar na primeira Festa Literária de Belém. Nesse importante evento, educadores, estudantes e a população de Belém terão a oportunidade de conhecer mais sobre os meus romances que trazem como plano de fundo a dramática, e por vezes trágica, realidade Amazônica”.  

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, é uma honra incentivar a primeira Flibe que, segundo ele, passará a compor a agenda cultural da cidade. “Por ser uma feira literária, torna-se um evento que também homenageia escritores e intelectuais de diversas facetas literárias. Portanto, os vários lugares de fala, que compõem a potência da literatura paraense, estão representados na primeira Festa Literária de Belém”, pontua. 

Os homenageados da Flibe - Os quatro homenageados da primeira edição da Festa Literária de Belém são paraenses. Antônio Juraci Siqueira é natural da cidade de Afuá, no Pará, local onde foi apresentado a literatura ainda criança por meio de cordel.

Em 1976, mudou-se para Belém onde se graduou em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Juraci atua como oficineiro, performista, contador de histórias e já publicou mais de 60 títulos individuais entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, histórias humorísticas e versos picantes.

Literatura infantil - a escritora paraense Heliana Barriga é o nome que representa a literatura infantil entre os homenageados da I Flibe. Ela nasceu no município de Castanhal e há mais 40 anos trabalha com literatura infantil, música, poesia e oficinas de ludicidade.

Heliana é autora de diversos livros infantis, como “A Anta Antônia”, “A Abelha Abelhuda” e “Acredite Quem Quiser”, e dedica-se também à produção musical voltada às crianças. 

Ativismo negro - um dos maiores nomes na literatura e pesquisa sobre as temáticas raciais no Brasil é uma das homenageadas também da I Flibe. A professora emérita da UFPA Zélia Amador de Deus integra o time de homenageados da Festa Literária.

Zélia Amador é uma das figuras emblemáticas dos movimentos sociais do Pará. Ela é uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e ainda conta em seu currículo ser uma das responsáveis pela implantação das políticas de cotas raciais no Brasil. 

Paes Loureiro - Natural de Abaetetuba no Pará, João de Paes Loureiro também recebe homenagens na I Flibe. Escritor, poeta e professor universitário, Paes Loureiro se destacou ao longo de sua carreira por ter obras que se caracterizam por devaneios poéticos, tendo a floresta Amazônica como inspiração e cenário. 

Flibe - O evento literário é organizado pela Prefeitura de Belém e executado pela Semec. A expectativa é reunir escritores, romancistas e outros profissionais do segmento da literatura participando, direta ou indiretamente, de palestras, oficinas, com apresentações culturais. A festa oferecerá também ao público exposições e venda de livros de autores independentes e editoras locais. 

Texto:

Fabricio Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!