Prefeitura lança editais para a I Festa Literária de Belém, que integra a Bienal de Artes
05/09/2022 12:48 em Novidades

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou nesta quinta-feira, 1º, dois editais de chamada pública de escritores e livreiros para a I Festa Literária de Belém (I Flibe), que ocorrerá de 16 a 23 de setembro de 2022, na Fundação Cultural do Pará (FCP). A I Flibe integra a programação da Bienal de Artes de Belém, promovida pela Prefeitura de Belém.

A Festa de incentivo à leitura da palavra e do mundo incluirá uma feira de venda de livros de produção local, programações envolvendo temáticas pluriversas em forma de mesas de diálogos, rodas de conversa, palestras, conferências, oficinas, vivências, contação de histórias, apresentações artísticas, exposições, painéis, intercâmbio de saberes e fazeres por meio de narrativas de vivências lúdico-pedagógicas que concorram para a formação de leitores e, por conseguinte, para a formação humana.

Editais - O Edital de Pré-Credenciamento 001/2022 é de chamada pública para pessoas físicas escritoras, que residem em Belém e estejam interessadas em participar do processo seletivo de expositores para o estande “Mairí Leitora” na I Flibe. As inscrições de interessados ocorrerão de 1º a 8 de setembro de 2022.

Já o Pré-Credenciamento 002/2022 é de chamada pública de pessoas jurídicas, localizadas na cidade de Belém para participação no processo seletivo de expositores interessados em compor a I Flibe. As inscrições de interessados também ocorrerão de 1º a 8 de setembro de 2022. 

Escritores  - O Edital de Pré-Credenciamento 001/2022 é destinado a escritores e escritoras paraenses, residentes em Belém, que desejem lançar ou relançar livros de sua autoria no espaço “Mairí Leitora”.

Serão disponibilizadas aos proponentes selecionados, por permissão de uso e de forma gratuita, um estande medindo 4 metros por 4 metros, a ser montado pela Semec no espaço destinado à visitação do público na FCP.

O autor e a autora credenciados poderão comercializar, pessoalmente, suas obras no dia e horário do seu lançamento ou sessão de autógrafos determinado pela coordenação do evento. O valor arrecadado com a venda de livros será integralmente destinado ao autor credenciado, sem ônus.

Livreiros - O Edital de Pré-Credenciamento 002/2022 é destinado a pessoas jurídicas, tais como livrarias, sebos, editoras e/ou distribuidoras de livros ou outras pertinentes ao ramo, com sede em Belém, para participação no processo seletivo de expositores da I Flibe.

Serão disponibilizados aos proponentes selecionados, por permissão de uso e de forma gratuita, 25 estandes a serem montados pela Semec no espaço destinado à visitação do público na FCP.

Flibe - O tema da I Flibe será “Cidade Leitora: Belém das poéticas e saberes”. A Festa é um convite à população da cidade para um encontro de celebração da palavra em suas diversas formas de manifestação artístico-cultural, reunindo escritores, livreiros, editores, bibliotecários, mediadores de leitura, educadores, educandos e artistas em geral, em uma festa de valorização e fruição da literatura, da arte e da cultura produzida em Belém, a partir de uma perspectiva decolonial de afirmação da identidade, dos saberes e dos fazeres amazônicos.

A Festa ocupará os espaços: praças, Hall, Cine Líbero Luxardo, Auditório, Centro de Eventos e salas multiuso da FPC.

 

Texto:

Lilian Leitao

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!