A Bienal das Artes voltou! O Festival de música terá apresentação de artistas locais além de trazer artistas nacionais e internacionais
11/08/2022 09:56 em Novidades

Imagem: Chico César na Bienal das Artes na Aldeia Cabana- 2002

A expectativa em relação à I Bienal das Artes de Belém é grande em todo município. Promovida pela Prefeitura e realizada pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel), em setembro deste 2022, a programação cultural terá como tema “Afirmação de direitos”, inspirado no texto “Cultura e Democracia”, de Marilena Chauí, e no livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak.

Realizada em vários espaços da capital paraense, a I Bienal das Artes de Belém ocorrerá como uma convocação para descolonizar as mentes, pensar e dialogar sobre arte, cultura e democracia, recuperar os ensinamentos ancestrais, cantar, dançar e viver a experiência ética, poética e estética de reinventar a liberdade, ampliar as subjetividades e os horizontes.

A programação oferecerá também à população o IV Festival de Música Brasileira, que este ano homenageará o músico Paulo André Barata, filho do poeta paraense Ruy Barata. A primeira etapa do festival acontecerá entre os dias 15 e 23 de setembro e a fase final durante a programação da Bienal. 

Lançamento - No próximo dia 17 de agosto, a partir das 18h, no Solar da Beira, a Prefeitura de Belém vai realizar o lançamento oficial da programação da I Bienal das Artes de Belém e do Festival de Música à imprensa e população geral. 

Fomentar e democratizar o acesso à cultura e incentivar a produção artística da cidade é uma das metas da administração municipal. Além de promover e incentivar o intercâmbio cultural, a Bienal das Artes está sendo pensada como uma forma de impulsionar o circuito artístico local. Visa, ainda, divulgar a arte da cidade para todo o cenário nacional e, até mesmo, internacional, para o fomento do turismo.

Segundo o presidente da Fumbel, Michel Pinho, o lançamento da Bienal das Artes e do Festival de música brasileira marca um momento importante para os fazedores de cultura da capital paraense. "É um momento ímpar para aqueles acreditam que a música, a arte e a cultura são elementos importantes para a nossa cidade", comenta Pinho.
 

Texto:

Juliana Miranda

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!