Prefeito de Belém sanciona a lei que cria o Dia Municipal da Toada
09/08/2022 17:43 em Música

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acaba de sancionar a Lei de nº 9.790, que institui o dia 23 de junho como Dia Municipal da Toada. Trata-se de uma homenagem à dança típica da região amazônica do Brasil, de origem indígena e que tem forte presença em Belém. A data passa a integrar o calendário de eventos da capital paraense. A lei foi sancionada, no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 5 de agosto. 

De acordo com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o município tem atualmente, em atividade, mais de dez grupos de toadas que se apresentam em programações culturais, inclusive nas atividades promovidas pela Prefeitura, como é o caso da quadra junina.

Singularidade cultural - “A toada é uma manifestação muito importante para a Amazônia porque mostra uma singularidade cultural. Belém tem uma atuação muito grande desses grupos, por isso é importante festejar essa data”, afirma o presidente da Fumbel, Michel Pinho. 

O diretor-administrativo de um dos grupos de toadas mais tradicionais de Belém, o Expressões Culturais Closes Tribais, Bruno Brioso, fala sobre os desafios de se fazer toada atualmente.

“É sabido o quanto é difícil se fazer cultura. Enfrentamos uma séries de obstáculos para se fazer valer a propagação do movimento, isso vai do financeiro ao apoio moral das pessoas, entre muitos outros”, diz Brioso. 

Emblemático - Bruno destaca, ainda, sobre a importância de se criar uma data para homenagear o movimento da toada na capital paraense.

“Belém e o movimento merecem ter um gigantesco destaque cultural sobre ter um dia em que se comemore a importância da toada. É emblemático para a gente. Sem dúvida é um grande presente para todos nós, que somos apaixonados por esta tradição rica e maravilhosa. Gratidão à Prefeitura por nos tratar com tanto afeto e respeito”, finaliza Bruno Brioso.

Texto:

Fabricio Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!