A vertigem poética do novo álbum musical de Pedro Vianna
04/07/2022 12:06 em Música

Fotografia: Renata Aguiar

Dia 08 de julho, sexta feira, o escritor, compositor e cantor paraense Pedro Vianna, lança nas plataformas digitais de música seu novo álbum intitulado Voragem. Este é o segundo trabalho musical da carreira do artista e traz no repertório nove músicas autorais inéditas, incluindo os singles Amargo Licor e No Mais, lançados em 2020 e 2021. O novo disco conta com as participações especiais de um time grandioso de melodistas, letristas, arranjadores, intérpretes e instrumentistas da música popular brasileira.

O projeto começou a ser gestado em 2017 e deveria ter sido lançado em 2020, porém, devido às medidas restritivas impostas pela pandemia, Pedro optou por adiar o lançamento, mesmo nas plataformas digitais, até que fossem permitidas as apresentações musicais em teatros. Segundo o artista não havia sentido em fazer uma live, sem a possibilidade de circulação do show e o contato com o palco e energia do público. O show de lançamento está previsto para setembro, quando também será lançada a versão do álbum em disco de vinil.

Esse tempo também possibilitou que Pedro trabalhasse na concepção e direção artística do disco de forma mais atenta, afetiva e desconectada do ritmo do mercado musical. O resultado é um repertório que conecta música e poesia em arranjos sofisticados que reverenciam a tradição da MPB, sem abrir mão da inovação e do experimentalismo. Ziza Padilha assina a direção musical e os arranjos de maioria das faixas, com exceção das faixas arranjadas por Pedro, Floriano, Renato Torres e Jean Charnaux.

“Ao visitar as canções e parcerias construídas nesses 5 anos, percebi que algumas delas, espontaneamente, erguiam-se em torno desta metáfora-conceito: Voragem. São letras e músicas que despencam e são consumidas no abismo do amor romântico, dissolvendo consigo aquele que um dia fui...”, explica Pedro sobre o título do disco, que também dá nome a uma das faixas composta em parceria com Leandro Dias, referenciada na obra do escritor Caio Fernando Abreu.

Todas as faixas do álbum são de Pedro, em parceria com os compositores Leandro Dias, Dudu Neves, Floriano, Renato Torres, Paulinho Moura, Vasco Cavalcante e Jean Charnaux. O disco contou com grandes instrumentistas em suas gravações e traz as participações dos artistas nacionais Claudio Nucci, Fátima Guedes, Jean Charnaux, Simone Guimarães e Zé Luiz Mazziotti. Pedro diz que foi um enorme privilégio poder dividir os vocais com esses artistas que foram e são referências para sua formação musical.

Voragem foi gravado nos estúdios Zarabatana, Midas e Guamundo entre 2017 e 2020, e teve a produção executiva de Narjara Oliveira, da Senda Produções. O projeto gráfico é do próprio Pedro sobre fotografias da artista visual Renata Aguiar. O disco foi parcialmente financiado através de emenda parlamentar do então deputado federal Edmilson Rodrigues, executada através de projeto de extensão do professor Valcir Santos, em parceria com a Proex, Fadesp e Universidade Federal do Pará.

SERVIÇO

Link para pré-save aqui

>>> Lançamento do álbum Voragem.

Dia 08 de junho de 2022. Em todas as plataformas digitais de música.

>>> FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Pedro Vianna

Direção Musical: Ziza Padilha

Produção Executiva: Narjara Oliveira – Senda Produções

Projeto Gráfico: Pedro Vianna

Comunicação: Mundana

Produtora Fotografia: Renata Aguiar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!