Muita emoção marcou o concerto dos 30 anos da Banda da GMB no Theatro da Paz
28/06/2022 11:50 em Música

A emoção tomou conta do Theatro da Paz, na noite desta segunda-feira, 27, com a celebração dos 30 anos da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém.

O concerto de comemoração foi aberto ao público, que lotou todos os lugares disponíveis do teatro. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, compareceu à celebração e destacou o talento dos músicos da banda.

"A banda da Guarda Municipal é uma excelência musical, pois não deixa a dever a qualquer banda nacional", afirma o prefeito.  Ele ressalta, que a banda da GMB é complementada por instrumentos de corda e elementos de uma orquestra tradicional e que os músicos foram formados por maestros nacionais e estrangeiros de alto nível como, o maestro Jonas Arrais, o colombiano Cabreira, além de outros músicos soviéticos

Apresentação eclética

A banda da GMB, composta por 44 guardas de Belém, além dos músicos das Guardas Municipais do Rio de Janeiro, Maceió, Minas Gerais e das bandas da Polícia Militar, Bombeiro Militar do Pará e das Forças Armadas, fizeram uma participação especial, apresentaram 11 peças musicais.

O concerto iniciou com "Cantos Parenses", onde foram interpretadas músicas de Nilson Chaves e Waldemar Henrique. Em seguida, a banda apresentou um medley de algumas músicas de Ray Conniff, arranjador norte-americano, e de carimbó, tudo com o acompanhamento do grupo de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Tributo - A noite também contou com um tributo ao astro do pop, Michel Jackson, com a interpretação de vários sucessos do artista, como "Billie Jean" "Thriller" "Dont Stop 'Til You Get Enough", "We Are The Word", entre outras.

A apresentação seguiu com ritmos latinos, como cumbia e merengue, com a Marchas de Pompa e Circunstâncias, inspirada em um trecho do terceiro ato de Grande Otelo. O Coral da Assembleia de Deus de Belém faz uma participação especial e, ao lado da banda, entoou a música "The Battle Hymn of the Republic".

Na última parte do show, os músicos fizeram uma homenagem aos artistas da Música Popular Brasileira (MPB), com canções de Milton Nascimento, Tim Maia e do grupo Roupa Nova. 

Noite de emoção 

De acordo com o maestro da banda, o inspetor Alex Maia, a apresentação procurou atender todos os gostos. "Fomos do carimbó à música evangélica. Tocamos músicas de artistas reconhecidos e agradamos a todos", comentou.

A Militar Elisama Lins, de 42 anos, assistiu toda a apresentação e escolheu o melhor momento. "O melhor momento foi quando tocaram as músicas do Roupa Nova. Sou muito fã. Também me emocionei com o grupo de dança da Apae".

História -  A Banda da Guarda Municipal de Belém comemora no próximo dia 1° de julho 30 anos de criação. A primeira apresentação ocorreu no dia 25 de julho, no coreto da praça Matriz do distrito de Mosqueiro, durante a abertura da programação do verão.

Em 2019, por meio lei 9.521, a Banda de Música da Guarda Municipal de Belém (GMB) foi declarada patrimônio cultural de natureza imaterial do município. Para o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro, a banda é uma aproximação da corporação com a população. 

"É uma felicidade muito grande este momento de comemoração para Guarda Municipal de Belém. A banda é uma forma de aproximar a prefeitura da população", comentou.

Texto:

Victor Miranda

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!