Ju Abe
As rappers Anna Suav e Bruna BG começaram, na manhã desta terça-feira (21), os trabalhos de divulgação da primeira faixa de seu novo videoalbum, intitulado “Ritual das Candeias” e que foi patrocinado pelo edital Natura Musical (link para pre-save da faixa, ao final da matéria).
Bruna BG falou com exclusividade ao Ponto de Pauta sobre como está sendo o processo, que teve seu primeiro vídeo de divulgação mostrado hoje através das redes sociais das artistas.
A faixa se chama “Mercancías”, e, segundo Bruna, retrata a perversa realidade do abuso sexual sofrido por crianças no interior do Pará, com maior incidência na Ilha do Marajó. “A gente vem falar dessa situação que é super pesada, não é nada fácil, mas que precisa ser dita”, disse a rapper, que cresceu no Marajó.
Livres de quaisquer mordaças, as cantoras desconstroem, na faixa, o tradicional mito amazônico do Boto-Cor-de-Rosa, cujo conteúdo aponta a figura do boto como pai de filhos gerados no útero de jovens mulheres da Amazônia. “A gente vem desconstruir essa história do boto. O boto, na verdade, é uma invenção pra mascarar esses abusos sofridos pelos próprios parentes no interior”, explica a rapper.
A faixa conta ainda com arranjos inspirados no tema da canção “Uirapuru”, de Waldemar Henrique, que ganha um aspecto sombrio, atribuindo atmosfera musical que destaca a gravidade da mazela social marajoara retratada na música.
Faça o pré-save da faixa “Mercancías” aqui.
Onde encontrar Bruna BG e Anna Suav:
Bruna BG – YouTube
Anna Suav – YouTube