Ju Abe
Lançado há dois meses nas plataformas musicais, o álbum “Na ginga da Cidade” é resultado de uma parceria entre o músico multi-instrumentista Davi Amorim e o poeta Dudu Neves. Com uma boa dose da malandragem boemia regada por uma linguagem irreverente, as poesias que Dudu Neves criou exclusivamente para o disco retratam a vida noturna pelos bares e botecos de Belém, mostrando um lado bem tradicional e rico da cultura da Cidade das Mangueiras, embalados ao ritmo do Choro e do Samba.
As poesias ganharam vida musical pelo olhar de Davi Amorim, que vê o parceiro como um bom representante da cultura do choro em Belém, tendo ele criado o conceito do álbum: “o choro e o samba é muito universo do Dudu, ele participa como letrista, a concepção é dele, o conceito também. Eu entro com a produção musical”.
A estética do Choro é escolhida para representar musicalmente o cenário da boemia de Belém, narrado através dos versos de Dudu, justamente pela íntima relação entre o ritmo e a vida noturna de nossa cidade: “O Dudu é um pesquisador, ele escreveu os textos sobre a cidade, fala das nossas ruas, dos botecos, da boemia, sobre figuras clássicas da cidade, aquele cara que incomoda no bar. Tem músicas que ele cita o Alcyr Guimarães (importante músico da cena belenense, falecido em 2020). Fala da Pedreira (o bairro). É uma homenagem à nossa cidade, que tem uma tradição no Choro, nós temos muitos sambistas e músicos do Choro”, relata Davi.
O show de lançamento do álbum será realizado nesta sexta-feira (29), no Teatro do SESC Ver-o-Peso. Conhecido pelo seu trabalho com a guitarra, tendo já acompanhado os maiores nomes da música paraense como Nilson Chaves, Fafá de Belém, Lucinha Bastos, Andreia Pinheiro e Paulo André Barata, será a primeira vez que Davi subirá ao palco para soltar a voz. Aliás, o desafio de cantar não intimidou o artista, que acredita que a bagagem musical que ele carrega o ajudou a compreender as técnicas para o canto: “de tanto transitar nesse caminho, eu aprendi. Sempre tem uma carta que você pode tirar da manga, até mesmo pra entender tua voz, teu organismo, tua respiração”.
A banda reúne uma equipe respeitável. Manassés no Trombone, Marcos Puff no clarinete e flauta, Paulo Robson no violão, Juninho do cavaco, Bruno Mendes e Amaral nas percussões prometem um delicioso espetáculo que transportará a plateia pelo universo boêmio do Choro e do Samba belenenses.
Parceria de sucesso
Davi e Dudu já abocanharam alguns festivais musicais com canções compostas por ambos, o que os fez perseverar no trabalho de composição cancioneira. Foram dois festivais em que eles conquistaram o primeiro lugar (Ourém e Paragominas), além de um terceiro lugar no festival de Altamira e alguns festivais nacionais importantes onde foram selecionados para as eliminatórias, como o Festival Nacional da Música Brasileira, no Rio de Janeiro.
Já o “Na Ginga da Cidade”, foi composto durante a pandemia, em um trabalho nascido na inspiração do isolamento e realizado em grande parte de maneira remota. Davi começou a gravar em seu home estúdio em casa e além das melodias, fez também os arranjos e a parte dos instrumentos harmônicos (banjo e violão), partindo depois para o estúdio de Hélio Silva, o Publica Music, que captou o restante dos instrumentos e voz principal, finalizando o álbum.
As canções de “Na Ginga da Cidade” podem ser ouvidas em todas as plataformas digitais e aqui, na programação da Rádio Iara.
Serviço:
Show de Lançamento do álbum “Na Ginga da Cidade”, de Dudu Neves e Davi Amorim
Data: 29/ 04/ 2022
Horário: 19 horas
Local: SESC Ver-o-Peso
Ingressos: $5,00 público geral e $2,50 estudantes, idosos e conveniados. Trabalhadores do comércio e seus dependentes têm entrada franca