Força da mulher brasileira é tema de exposição
03/03/2022 18:11 em Atualidades

O Liberal  Enaltecer a força da mulher brasileira, é o que o público pode esperar da exposição “Mulheres e Arte Moderna: reflexão e inspiração”, que chega no Castanheira Shopping em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com a curadoria da professora doutora, Rosa Arraes, a exposição destaca a trajetória de quatro grandes mulheres, artistas e a frente de seu tempo, que estiveram ou foram inspirações para este importante movimento. A mostra segue aberta ao público até o dia 21 de março, de 10h ás 22h, no segundo piso do shopping.

Durante a história, as mulheres moldaram a experiência humana e transformaram o mundo cultural, social e politicamente. Segundo Rosa, é importante falar sobre a representatividade feminina nas artes. “É necessário trazermos exposições que reforcem a busca pela igualdade de gênero na formação de acervos e que possibilitem ao público ter contato com a arte produzida a partir do ponto de vista das mulheres, independentemente do período ou estilo”, enfatizou. A inspiração para a mostra veio da Semana de Arte Moderna, que há 100 transformou o cenário artístico brasileiro.

A mostra destaca ainda, as artistas paraenses Julieta França e Antonieta Santos Feio. Ainda segundo a curadora, “a efervescência provocada pela Semana de Arte Moderna fez com que essas artistas, que pensavam de forma parecida, se unissem e, naquele momento, a sociedade foi provocada por algo inteiramente diferente. É neste contexto, que estas quatro mulheres, enfrentaram o regime acadêmico e disputaram os espaços com os homens, sendo duramente criticadas por isso”, esclareceu Rosa.

O grande objetivo do projeto é homenagear todas as mulheres e seus protagonismos na cultura e sociedade. A exposição, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa que é ensinar sobre a história e falar sobre o empoderamento das mulheres ao longo dos tempos. 

Agende-se

Exposição “Mulheres e Arte Moderna: reflexão e inspiração”

Data: Até 21/03

Local: Segundo piso do Castanheira Shopping

Horário: 10h às 22h

Exposição gratuita

COMENTÁRIOS