Dos mesmos produtores que deram voz à Monark e Kataguiri, podcast direciona transfobia à Linn da Quebrada
25/02/2022 11:35 em Atualidades

 

 

Ju Abe

 

Um programa do podcast “Tarja Preta FM” que foi ao ar nesta quinta-feira (24), causou revolta nas redes sociais.

Aresentado por Robert Kifer, Arthur Petry, Bianca e Kaio D’Elaqua, o episódio demonstra um claro ataque transfóbico direcionado à cantora e atriz Linn da Quebrada, que é participante do Big Brother Brasil 22.

No trecho que viralizou nas redes sociais, os apresentadores fazem uma série de piadas direcionadas à Linn da Quebrada, e, num dado momento, chegam a chamar a artista de “troço”. A atitude dos apresentadores causou uma mobilização intensa de internautas pedindo que o YouTube tire o episódio do ar. O episódio acabou sendo retirado das páginas oficiais do podcast, que é produzido pelos Estúdios Flow.

Aliás, não é a primeira vez que o Estúdio envolve-se em polêmicas desse tipo. No início desse mês, o estúdio levou ao ar um debate no qual o influencer Paulo Monark e o Deputado Federal Kim Kataguiri defenderam ao vivo que partidos nazistas deveriam ter direito de receberem legalização, no Brasil. Hoje, ambos são alvo de investigação da Procuradoria Geral da República, pelas declarações dadas ao Podcast.

No episódio do “Tarja Preta FM” que envolve Linn da Quebrada, um dos apresentadores declara: “Eu acho que tem que parar de chamar travesti de ela. Começa a chamar de ‘troço’ que aí ninguém vai reclamar. Se alguém me chamasse de ele, eu só iria falar assim: ‘Não, eu não sou ele'”, disse, aos risos, Bianca, que é uma mulher cisgênero e heterossexual, durante o bate-papo com os demais titulares do podcast.

“Nossa, mas o ‘troço’ [referindo-se à Linn] fica bravo lá [no BBB]. Fica bravo, né?”, completou ela. Neste exato momento, outro apresentador do programa diz que não tem obrigação de saber como se referir a ninguém. “Daí eles me dizem: ‘Ai, você como homem hétero, branco e cis me ofende’. Me poupe, vai tomar no teu cu”, afirma, exaltado.

Enquanto isso, dentro da casa do BBB, Linn da Quebrada continua sendo alvo de transfobia.

O participante Lucas chamou a artista pelo pronome masculino durante a “Festa do Líder”, que aconteceu na última quarta-feira, enquanto Eslovênia a tratou como “amigo”, durante prova do líder que foi ao ar na madrugada desta sexta-feira, 25.

A insistência de Eslovênia em chamar Linna pelo pronome masculino permanece mesmo depois da cantora ter exposto toda a sua angústia por não ser tratada de maneira correta, em conversa intensa que ambas tiveram durante a festa do líder.

Alguns telespectadores questionam se a Globo continuará tolerando a recorrência do desrespeito à Linn da Quebrada, que demonstrou estar bastante incomodada com a atitude dos brothers e sisters. 

 

COMENTÁRIOS