Já está funcionando o Novo Museu do Marajó
04/02/2022 17:36 em Novidades

 Estrutura localiza-se no município de Cachoeira do Arari e foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 3



A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) reinaugurou o Museu do Marajó nesta quinta-feira (3). Localizado no município de Cachoeira do Arari, o espaço reúne acervo que traz elementos da cultura, história e memória do povo marajoara.

 

O museu conta com mais de 4.000 peças, algumas delas exibidas em exposições interativas, onde os visitantes têm oportunidade de manipular os quadros expositivos. 



O espaço original foi idealizado e fundado pelo museólogo e padre jesuíta Giovanni Gallo. Já o projeto arquitetônico de reforma do novo Museu do Marajó foi concebido pelo Departamento de Projetos da Secult com participação da comunidade.



A reestruturação buscou modernizar o espaço, mas preservando a tradição. Com área útil de 3.062m², o Museu do Marajó conta agora com um salão de exposições, remanescente do museu original, incluindo fachada e área de exposições. O investimento total foi de R$ R$ 3.876.302,95.

 

 

Foram incluídos novos espaços associados ao salão original, como um novo acesso com hall de entrada voltado para a rua principal, uma lojinha do museu, área administrativa e apoio técnico. Há também a Casa do Padre Gallo, varandas externas voltadas para o bosque do Museu e um novo acesso coberto para a reserva técnica do complexo. O novo espaço conta também com mais banheiros públicos e circulações internas ajardinadas.

 

 

COMENTÁRIOS