Assassinato de Paulo Fonteles é retratado em série documental
27/01/2022 14:33 em Novidades

Por Ju Abe

 

                Aos 21 anos ele começou a atuar no movimento estudantil. Aos 26 e 27 foi preso e torturado pela Ditadura Militar. Aos 33 foi eleito Deputado Estadual e aos 38 foi assassinado, num crime que até hoje segue impune, pois os assassinos não cumpriram suas penas inteiramente, e os mandantes até hoje ainda não foram descobertos.  

 

Paulo Fonteles fora apelidado de “Advogado do Mato”, pois liderou a luta pelo direito à terra no Sul do Pará, região ainda hoje marcada pela impunidade e pelas injustiças agrárias. Vê-lo falando em um dos poucos registros que sobraram, causa a impressão de que era um ser humano desses que não conheceram o medo e dedicaram a vida à luta. Movido pela sede de justiça e pelo profundo amor aos que sofrem.

 

                Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer ou ver poderá fazê-lo hoje. A série documental “Somente a Verdade”, do grupo Liberal em parceria com a Amazon, estreará na noite desta quinta-feira (27) o episódio sobre o assassinato de Paulo Fonteles. Aberta para o público, a série está sendo exibida no Liberal.com, no link do Libplay. O programa sobre o “Advogado do Mato” vai ao ar hoje, às 21 horas.

 

                Filha de Paulo Fonteles, a advogada e ativista de Direitos Humanos Juliana Fonteles diz que trazer a história do pai para o público no atual contexto é muito importante, pois “rememora a impunidade do crime”, e acende o debate sobre a luta do campo, que tem uma “lista grande de crimes”, diz Juliana, referindo-se ao histórico de assassinatos de lideranças populares nesta região do Pará.

 

Já o sobrinho Marcão Fonteles que foi um dos entrevistados no programa, opina:  “A frase profética do Paulo, ‘tiram minha vida, não minhas ideias’, a luta do povo , e o lema pelo qual ele lutou e foi assassinado, são totalmente atuais”.

 

Link para assistir o programa: Somente a verdade | O Liberal

 

 

 

COMENTÁRIOS