“Chameguei Onete” no carnaval de Belém | Estrela maior na Aldeia Cabana
26/12/2018 16:19 em Novidades

Professora Ionete da Silveira Gama, ou simplesmente, Dona Onete,  cantora, compositora, poetisa brasileira e ícone da cultura popular paraense, será a grande estrela do carnaval de Belém em 2019. É o que promete Jamil Mouzinho, Diretor de carnaval do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Piratas da Batucada, do bairro da Pedreira, Belém do Pará. 

Mouzinho, autor do enredo que homenageará Dona Onete, afirma emocionado que esse será um dos grandes desafios de sua vida como carnavalesco: levar para a avenida do samba o “Chameguei Onete”, vida e obra de uma pessoa iluminada que hoje tem o seu trabalho reconhecido mundialmente.

Dona Onete desfilará no último carro da Escola, naquele momento difícil de segurar o coração. O desfile será coordenado pelo carnavalesco Edson Barata.

Em 2017, Dona Onete foi agraciada, junto a outras 31 personalidades e instituições brasileiras, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da Cultura do país. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, e depois em Igarapé-Miri. Foi Secretária de Cultura e Professora de História e Estudos Paraenses. Militante cultural, aos 72 anos iniciou sua carreira artística profissional.

Em 2019, o Carnaval Oficial de Belém voltará a ser realizado na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belém, em meados de dezembro, ao contrário da experiência desastrosa do carnaval 2018, realizado de maneira improvisada ao longo da avenida Marechal Hermes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!