Curuçá: O Dia da Iluminação
18/11/2018 22:05 em Novidades

Todos os anos, no Dia de Finados, uma tradicional celebração ocorre na cidade de Curuçá, nordeste paraense. O dia da Iluminação, no principal cemitério da cidade, São Bonifácio, cuja construção foi iniciada em 1855 e terminou em 1883 reúne, especialmente no período da noite, familiares que se encontram para lembrar e homenagear os entes queridos falecidos, enfeitando seus túmulos com velas e flores: acredita-se que ao iluminar os túmulos, os mortos encontrarão o caminho da eternidade. Mas também é momento de reencontrar os vivos: é hora de unir a família e colocar a conversa em dia.

Foi essa peculiaridade que a fotógrafa Carolina de Oliveira retratou no começo deste mês. A iluminação do cemitério, tomado por velas, homens e mulheres em suas cadeiras ao lado dos túmulos esperavam: a sobrinha que voltou de Belém, a tia que nunca mais viu, o neto que nasceu e não conheceu.

Do lado de fora do cemitério, a Banda Lauro Sodré se apresenta, pipoqueiros, velas, enfeites para os túmulos e a tradicional bebida curuçaense, manicuera – feita com mandioca doce – são vendidos. Na praça em frente ao cemitério, barracas com comidas típicas, bijuterias e lanches aguardam os clientes.

Confira algumas imangens:

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!