Rodrigo Ethnos lança Single e Videoclipe no dia Municipal do Carimbó, 26 de Agosto
22/08/2018 20:34 em Música

Filmado em Icoaraci e na Ilha de Cotijuba, e gravado na Cremação, 'Carimbó Pirata' proporcionou um encontro de Mestres e juventude da Vila Sorriso. O single e o vídeoclipe se inspiram em um movimento que envolve a efervescência carimbozeira de Icoaraci, um passeio entre vertentes que vão do Pau e Corda ao estilizado, e nas vivências dos grupos Africanos de Icoaraci, Cobra Venenosa e Batucada Misteriosa, personagens 'ribeirinhos do asfalto' que são da beira do rio e do meio do concreto-caos. Batuque de rua, urbanidade, estilo de vida e ancestralidade, misturados na vibração de cores, encantarias e protagonismos que resistem na selva de pedra

A música e seu autor

"Carimbó Pirata" é o nome da música que marca o início da carreira solo de Rodrigo Ethnos, vocalista da Banda Lauvaite Penoso. A música conta com a participação de Tomaz Silva, ex-integrante do grupo Carimbó Pirata que inspirou Ethnos a compor a canção. “Este trabalho iniciou em 2013 quando fiz essa música pro meu parceiro de batucada Tomaz Silva, que tinha um grupo de carimbó com esse nome e está fazendo uma participação na música. Daí o Ismael (Melo) ouviu, gostou e fez a proposta de gravar, que eu topei na hora” contou Ethnos. 

Gravado na Cremação, no Laboratório Multmusical, com a produção de Ismael Melo e Rodrigo Ethnos, "Carimbó Pirata" faz um passeio pelas vertentes do ritmo, mostrando suas versatilidades, mesclando o tradicional com estilizado, de uma forma leve e espontânea. Ethnos mostra que tem domínio quando o assunto é Carimbó, pois o músico toca há mais de 10 anos nas rodas do Espaço Cultural Coisas de Negro,  uma das principais referências e resistências de Carimbó na cidade, com eventos todos os domingos há 18 anos. Também acumula no currículo passagens por grupos como Zueira de Fumanchú (2004-2006) e Curimbó de Bolso (2005 – 2008), Balé Folclórico da Amazônia – BFAM (2014 – 2016) e atual vocalista e compositor da banda Lauvaite Penoso.

Vídeoclipe

Além do single, dia 26 de agosto, também será lançado um vídeoclipe, gravado na Vila de Icoaraci e na Ilha de Cotijuba. O clipe contou com a participação dos grupos Cobra Venenosa, Os Africanos de Icoaraci e Batucada Misteriosa, todos da Vila Sorriso, e do músico Tomaz Silva, tendo a produção de Solo Session Produções, Labmultmusical e SubVersiva Produção Cultural Independente. 

A escolha da locação e a ideia do clipe surgiram das vivências que Rodrigo tem com o distrito, que possui um movimento 'carimbozeiro' forte, autêntico e independente, que resiste e se reinventa a cada geração. Sob o olhar de Marlon Maia, da Solo Session Produções, o clipe é uma celebração audiovisual, que explora a cena onde Mestres e Aprendizes trocam conhecimentos na beira do Rio, ao som de instrumentos artesanais, feitos com materiais alternativos, típico do Carimbó feito na Vila que sorri de frente para o sol.

Tanto a música quanto o clipe estarão disponíveis nas plataformas digitais no próximo domingo dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó, data em que Mestre Verequete completaria 102 anos se estivesse vivo. Pra quem quiser ver o resultado antes do lançamento, o vídeo será exibido no dia 24, sexta, no espaço Apoena, durante o show da banda Lauvaite Penoso e do grupo Batucada Misteriosa, com participação do Cobra Venenosa.

SERVIÇO:

Lançamento do Sigle e Vídeoclipe “Carimbó Pirata”, de Rodrigo Ethnos.

Data: 26 de agosto (domingo) no canal do Labmultimusical Música e Audiovisual

Foto: Fábio de Andrade
*com informações da assessoria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!