O carimbó do Som de pau oco
21/12/2017 10:14 em Música

"Que som é esse que vem do banjo e do tabor. É o carimbó do som de pau oco, meu senhor! O som de pau oco nasceu da missão mais importante, lavar a bandeira do Pará mais adiante..."

O som das flautas e maracás indígenas se combina à sonoridade dos tambores africanos para formatar o carimbó de raiz do grupo Som de Pau Oco. Criado em 2009. 

Surgido como um simples encontro de amigos,  acabou se tornando um expressivo  grupo e carimbó de Belém. O nome é uma referência ao tambor de madeira “Curimbó”, que em Tupi Guarani, quer dizer “pau oco” ou “pau escavado”.

O grupo é formado por Ricardo Aquino, Cláudio Costa, Luís Balieiro, Magno Moraes e Luciano Pimentel, nomes que vêm da música erudita, ligados ao Instituto Estadual Carlos Gomes (antigo conservatório), e ainda Douglas Dias, Jonny Lobato e Mestre Pantoja, que trazem a tradição e a pegada da música popular instrumental para o Som de Pau Oco.

Em meio à campanha para “tornar” o carimbó patrimônio cultural brasileiro, a banda despontou erguendo a bandeira da valorização e preservação desse ritmo, uma das mais antigas manifestações da cultura popular do Estado do Pará.

Em 2017, o grupo lançou o seu primeiro CD, intitulado: Som de pau oco, carimbó. As faixas do album você confere na programação da Rádio Iara.

com informações do Portal Cultura e Diário do Pará
Foto: Capa do CD

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!