“Música Popular e Comunicação Poética: uma história do carimbó no Marajó”

SOBRE O EVENTO

Início: 11/01/2018 18:00
Fim: 11/01/2018 21:00

Livro “Música Popular e Comunicação Poética: uma história do carimbó no Marajó” será lançado na Fox, nesta quinta (11). O evento começa às 18h, com entrada franca.

A Livraria Fox recebe nesta quinta (11), o lançamento do livro “Música Popular e Comunicação Poética: uma história do carimbó no Marajó”, do professor paraense radicado em São Paulo, Marcello Gabbay. A publicação, resultado de quatro anos de pesquisa de doutorado e viagens ao Arquipélago, documenta 100 anos de memória sobre a prática do carimbó em Soure, a maior cidade marajoara. O evento começa às 18h, com entrada franca.

O livro que será lançado é divido em quatro Dimensões: a Estética, a Comunicacional, a Ritualística e a Política, entrecortadas por relatos de campo e pela fala dos mestres e mestras da vida sourense. Além disto, apresenta dois grandes temas: primeiro, a recuperação da história do carimbó sourense, e em segundo lugar, a afirmação da música popular como uma poderosa forma de comunicação poética, cuja força vinculativa ultrapassa a dos mecanismos tradicionais de comunicação, como o rádio e a imprensa.

Para o professor, o carimbó deve ser entendido “não como folclore, não apenas como manifestação popular, não apenas como dança ou música ‘de raiz’, mas como expressão, como comunicação. E enquanto linguagem poética, o carimbó do Marajó expressa um valor estético, cuja função poderemos classificar como política ou engajada se tomamos em conta, acima de tudo, sua potência vinculativa”, ele diz.

Em 2013, a tese que originou o livro recebeu o prêmio Clóvis Meira de Monografias, concedido pela Academia Paraense de Letras (APL). A pesquisa foi construída ainda com a colaboração de intelectuais marajoaras, como Amélia Ribeiro, Anderson Costa, Ronaldo Guedes, Cilene Andrade e Aílton Favacho.

 

*Com informações da assessoria

Foto: Divulgação